O DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM PROCESSO CONSTRUÍDO A PARTIR DE VIVÊNCIAS EM ESPAÇO SOCIOAMBIENTAL

  • Autor
  • Júlia Gabriella Alexandre Mota
  • Co-autores
  • Danielle Rose Souza Cruz Melo , Rafael Da Cruz Pereira , Walesca Antônia Ferreira Corrêa
  • Resumo
  • O presente trabalho, desenvolvido no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, núcleo Pedagogia/UFAM, trata-se de uma proposta de intervenção pedagógica realizada com crianças da Educação Infantil de uma escola pública municipal de Manaus. O objetivo da proposta foi desenvolver uma sequência didática com o intuito de promover o desenvolvimento fonológico das crianças por meio da educação ambiental, e ainda fomentar o bem-estar infantil pela articulação pessoa-ambiente mediada por práticas pedagógicas participativas e emancipadoras. A proposta integrou as ações do projeto da escola denominado “Visita ao Bosque”, no qual foi realizado com a participação das famílias. Compreende-se a importância da sensibilização da criança desde a Educação Infantil em relação às pautas ambientais contemporâneas, e a necessidade de proporcionar experiências que favoreçam o contato da criança com a biodiversidade na perspectiva da consciência ambiental crítica e preservação do meio ambiente. Nesse sentido, a partir do contato da criança com o Bosque da Ciência, e a introdução dessas pautas ambientais, como a fauna e flora amazônicas presentes naquele espaço concreto, foi possível contribuir com o processo de desenvolvimento fonológico das crianças, uma vez que inseridas num contexto cheio de significados e que colabora para ampliação da percepção ambiental por diversos estímulos: visão, tato, olfato e audição. A consciência fonológica é introduzida na educação infantil por meio do conhecimento sobre as letras e a percepção da palavra e escrita das letras como representação do som (MORAIS, 2019; 2015). A partir dos estudos de Soares (2020), base sustentadora desta proposta, compreende-se que a criança leitora é fomentada desde a Educação Infantil. Do ponto de vista metodológico, por meio de uma roteirização inspirada numa abordagem investigativa, adotou-se um planejamento baseado em três etapas: pré-visita, visita e pós-visita ao Bosque da Ciência. Na etapa da pós-visita, foi organizada uma sequência didática a ser concretizada nos espaços da escola, relacionando a experiência da visita com atividades focadas visando o desenvolvimento fonológico. No primeiro momento, em conversa com as crianças em roda, serão mostradas figuras com elementos vistos no passeio, como proposta de associação e o reconhecimento das palavras, objetivando ampliar vocabulário; no segundo momento, será proposto o jogo batalha das palavras, a ser apresentado por cartas ilustradas, em que a criança escolherá uma carta, ao qual aprenderá em quantas partes se divide a palavra, essa proposta estimula a percepção da criança de que a palavra está dividida em pedaços (sílabas). E para concluir, será realizada a contação de história envolvendo os animais vistos no passeio, alargando ainda mais os conhecimentos da criança sobre esses animais. Essas são propostas de atividades fundamentais para estimular a consciência fonológica, pois se trata de uma habilidade metacognitiva, reveladora da capacidade de perceber palavras e imprescindível para a formação da criança leitora. Ao elevar o acervo cultural da criança é necessário considerar seus conhecimentos prévios para que o processo de aprendizagem ocorra priorizando a ludicidade, a brincadeira e o desenho como formas de expressão da linguagem da criança.

  • Palavras-chave
  • Consciência fonológica, Educação infantil, Educação Ambiental.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
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