A depressão infantil é uma condição séria que tem afetado a saúde mental de crianças de forma cada vez mais frequente. A escola, a família, fatores ambientais estressantes, tudo isso constitui em fatores importantes e predisponentes para depressão infantil (BARBOSA & LUCENA, 1995). A família exerce um papel fundamental como coadjuvante etiológico da depressão infantil. Podemos citar as disputas familiares, as enfermidades crônicas dos pais e a estabilidade da convivência familiar como características que descrevem o insatisfatório ambiente familiar e como causas geradoras da depressão infantil. Vivemos um momento em que as famílias passam por difíceis problemas de reestruturação, caracterizados em sua grande maioria pela privação psicossocial, ou, por outro lado, pela preocupação dos pais na manutenção dos seus status, sendo isto um elemento facilitador do aparecimento de depressão infantil em larga escala em nossa sociedade. Por outro lado, o caráter autoritário e/ou permissivo dos pais parece ter importância na incidência da depressão infantil (BARBOSA & LUCENA, 1995). Os sintomas da depressão infantil podem incluir tristeza persistente, perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas, irritabilidade, alterações no sono e apetite, fadiga, problemas de concentração e pensamentos negativos, e a mesma pode ser causada por uma combinação de fatores, incluindo predisposição genética, experiências traumáticas ou estressantes, conflitos familiares ou bullying na escola. A queda do rendimento escolar não é, necessariamente, causada pela depressão, porém, pode ser esta a causa. Assim, o fracasso escolar, as dificuldades de aprendizagem e a diminuição do rendimento escolar podem ser vistos como causas e consequências da depressão infantil. Embora a depressão em crianças deva ser tratada por equipe multidisciplinar, cabe a escola identificar e intervir de forma eficaz no sentido de ajudar nos cuidados. Nesse sentido, um dos instrumentos possíveis de intervenção está na literatura infantil, que desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, ajudando a moldar sua visão de mundo, expandindo seu vocabulário, estimulando sua imaginação e criatividade, além de ensinar importantes lições de vida de maneira lúdica, permitindo que as crianças se identifiquem com personagens e histórias, oferecendo-lhes modelos positivos de comportamento e valores. Além disso, a leitura de livros infantis é importante para o desenvolvimento da linguagem e do pensamento crítico, pois incentiva a criança a formular perguntas, refletir sobre os personagens e acontecimentos da história, além de melhorar a compreensão de estruturas gramaticais e a aquisição de novas palavras. Dessa forma, este trabalho de pesquisa se propõe metodologicamente a investigar como a literatura infantil pode auxiliar no processo de identificação da depressão infantil, sendo utilizada como ferramenta pedagógica. Para isso, utilizaremos a pesquisa bibliográfica como metodologia no intuito de realizar um estudo sobre o tema, utilizando como base informações disponíveis em fontes bibliográficas, visando buscar evidenciar a caracterização da literatura infantil como ferramenta desenvolvedora de aspectos socioemocionais. Os resultados obtidos se encaminham para a confirmação de que a leitura é fundamental para o desligamento dos problemas, das angústias, medos e solidão, sendo capaz de proporcionar um alívio das tensões emocionais, contribuindo para o bem-estar psicológico da criança.
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