· Introdução
A desinformação e a pós-verdade são fenômenos que têm impactos significativos na sociedade, levantando preocupações sobre a confiabilidade das informações e a formação da opinião pública, especialmente com o avanço das redes sociais. Nagumo, Teles e Silva (2022) definem a desinformação como informações consideradas falsas e imprecisas, propagadas de forma demasiada por meio das redes sociais. É fundamental promover a educação científica e digital, capacitando as pessoas a interpretar informações de maneira crítica. A responsabilidade compartilhada entre produtores de conteúdo, plataformas de mídia e usuários também é essencial para combater a disseminação da desinformação. Diante das consequências negativas desse fenômeno, é necessário realizar pesquisas para entender e combater a desinformação.
· Objetivos
O objetivo desta pesquisa é realizar uma revisão de çliteratura das pesquisas brasileiras sobre desinformação para compreender o cenário atual em bases de dados de pesquisa no espaço de tempo de 2018-2022.
· Metodologia
A metodologia utilizada na pesquisa foi baseada nos princípios de uma Revisão Sistematizada para analisar estudos recentes sobre desinformação. Foi elaborada uma questão de investigação com base na estratégia PICo baseado em Sitern, Jordan e Mcarthur (2014), que envolve as pessoas suscetíveis à desinformação, os artigos sobre desinformação e a desinformação em âmbito nacional. Foi elaborado um protocolo de pesquisa com critérios de inclusão e exclusão, que determinaram a seleção de artigos científicos brasileiros publicados em periódicos, no período de janeiro de 2018 a desembro de 2022. Três bases de dados foram utilizadas: Scielo Brasil, Willey On-line Librery e Web of Science. Foram combinados os termos de busca utilizando operadores booleanos OR e AND. As palavras-chave utilizadas foram desinformação, alfabetização científica e brasil (português) e disinformation/misinformation, scientific literacy e brazil, com combinações específicas para cada base de dados.
· Resultados
Como resultados, em comparação com pesquisas sobre desinformação realizadas no âmbito internacional, foram encontrados 11 artigos na base Willey e 9 na base Web of Science, embora focassem em desinformação, nenhum se refere ao contexto brasileiro.
· Conclusões
A pesquisa realizada nas bases de dados não encontrou nenhum artigo científico brasileiro com foco em desinformação. Isso indica um atraso no Brasil referente às pesquisas com foco em desinformação, o que pode resultar em problemas para a sociedade, comunicação, política e educação, como a propagação descontrolada de desinformação, a falta de medidas de prevenção e combate, os prejuízos à democracia e ao debate público, as limitações na formação de profissionais e educadores, e a vulnerabilidade a ameaças emergentes. Essas pesquisas oferecem oportunidades para o avanço das pesquisas científicas brasileiras, inclusive na região amazônica, fornecendo insights valiosos, contribuindo para ações práticas de combate à desinformação e fortalecendo a alfabetização midiática. É importante ressaltar que essa pesquisa pode ser repetida com diferentes palavras-chave ou bases de dados, mas é crucial que o Brasil se produza mais estudos sobre desinformação, a fim de fornecer conhecimento e ferramentas eficazes para combater esse fenômeno prejudicial à sociedade.
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