O resgate da memória institucional é algo crucial para o conhecimento e construção da identidade e da cultura organizacional, bem como para a própria socialização dos servidores que atuam na rede federal. Esse estudo objetivou apresentar uma discussão teórica sobre memória analisando as percepções dos servidores docentes sobre o resgate histórico e a memória institucional em um campus do Instituto Federal no Acre, no extremo oeste da Amazônia. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, ancorada em uma perspectiva dialética, para a qual convergiu o levantamento bibliográfico e documental sobre o tema proposto, com aplicação de entrevistas semiestruturada aos docentes das diferentes áreas do conhecimento. Como resultado, constatamos que o resgate histórico da memória institucional são fundamentalmente importantes de serem implementados nas instituições, tendo em vista que este possibilita aos servidores o conhecimento da conjuntura institucional, a construção da identidade e da cultura organizacional, o que ainda representa um grande desafio e uma necessidade pela sua complexidade e dimensão, onde tais ações precisam ser vivenciadas pelos atores que atuam no contexto da rede federal de educação profissional e tecnológica.
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SEINPE
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