DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO A PARTIR DE UMA PERSPECTIVA RELACIONADA AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

  • Autor
  • Alex Guedes Pinheiro
  • Co-autores
  • Adelicy Alcantara da Costa , Edirlene Chaves Clemente , João Luiz Nunes do Nascimento
  • Resumo
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    A Educação passa por mudanças significativas nos últimos anos e percebe-se nos ambientes educacionais algumas dificuldades em lidar com as especificidades de nosso tempo, especialmente aquelas relacionadas com a formação do ser humano para viver em sociedade, esta cada vez mais plural e diversa. O estágio supervisionado é o elemento propulsor para a possibilidade de crescimento da construção da prática pedagógica, uma vez que ele impulsiona os indivíduos envolvidos na ação, fazendo com que estes definam sua identidade enquanto professores, criem autonomia, reflitam e analisem suas ações para terem conhecimento amplo e integral de seu futuro espaço de atuação. É ali, no chão da sala de aula que tudo se amplifica, desejos, anseios, buscas, imaginações, reflexões, desafios. É o espaço propício para se construir as práticas educacionais de qualidade, bem como rever se realmente é a profissão ideal para sua vida ao aprofundar-se e mergulhar nos conhecimentos fundamentais, que são propostos no contato com o estágio.

    Nesse sentido, a pesquisa tem como finalidade, despertar, desenvolver e criar competências e habilidades na autoafirmação, identidade e autonomia daquilo que se propõe a fazer em torno da área da educação. Tem como objetivos lançar-se na direção de uma perspectiva que avalie os diversos contextos em que a educação ocorre, identifique as boas práticas de ensino e propicie um olhar empático sobre as dificuldades e os desafios da docência nos dias atuais por meio da observação e intervenção do estágio supervisionado.

    A metodologia adotada é de cunho qualitativa, pois sua ênfase é rica em dados descritivos que fazem referência a temática pesquisada. Para Menga apud Marconi e Lakatos (2009, p.18) o “estudo qualitativo é aquele que se desenvolve numa situação natura; é rico em dados descritivos, tem plano aberto e flexível e focaliza a realidade de forma complexa e contextualizada”. O trabalho envolve pesquisas bibliográficas, de cunho interpretativo, que procuram dar legitimidade e autenticidade a pesquisa através do pensamento de grandes pensadores como: Alvez (2000), Bianchi (2015), Freire (1987, 1996), Piconez (2015), Vasquez (2007), entre outros, assim como apresenta pensamentos subjetivos e experiencias dos autores.

    O curso de formação inicial de professores pode, às vezes, não representar a realidade da sala de aula e os resultados da pesquisa apontam para a falta de conexão com os grandes temas como racismo, diversidade, identidade cultural e educação inclusiva. Percebeu-se a grande necessidade de continuidade da formação do professor que deve buscar atualização permanente.

    O estágio é o aporte necessário para a construção do perfil de qualidade do docente e a conclusão ao final é que é possível desenvolver práticas pedagógicas de qualidade, evitando-se devaneios, transcendendo desafios, alcançando e estabelecendo metas. Para isso, o professor não pode negligenciar e pular as etapas essenciais para a sua formação integral pois precisa comprometer-se com seu próprio crescimento e atualização. Enfim, entende-se que é possível ressignificar o campo de ação do estágio supervisionado quando se está aberto a novos conhecimentos e experiências, que levam ao espírito crítico e reflexivo das práticas pedagógicas.

     

     

  • Palavras-chave
  • Educação, Prática, Docente, Desenvolvimento, Estágio
  • Modalidade
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