A problemática desta pesquisa surgiu da necessidade da compreensão sustentável da água pelas comunidades ribeirinhas da reserva Piagaçu Purus do município de Beruri do estado do Amazonas. A água é a essência fundamental da sobrevivência da espécie humana, além de manter o ciclo de vida completo do planeta, ter conhecimento sustentável sobre a água é falar da sobrevivência da espécie humana, e consequentemente do equilíbrio das relações harmônicas e desarmônicas ecológicas e da biodiversidade do planeta. Nossos objetivos, foram analisar a importância sustentável e o tratamento da água pelos estudantes ribeirinhos. O percurso metodológico, foi através da pesquisa de investigação de caráter qualitativo, quantitativo, pesquisa documental e de campo. O uso da água nas comunidades ribeirinhas da reserva Piagaçu tem sido utilizado principalmente na agricultura, usos domésticos e consumo pelos estudantes e moradores. Vale ressaltar que a reserva Piagaçu localiza-se geograficamente banhado por vários rios e lagos de água doce, dentre eles o rio Solimões, rio Purus entre outros rios e lagos. No Brasil, os recursos hídricos superficiais disponíveis em abundância representam 11% do total mundial. No entanto, no país ocorre uma distribuição desigual da água, sendo que a bacia hidrográfica do rio Amazonas detém 71,1% da vazão nacional. Foram estudadas cinco (5) comunidades ribeirinhas da reserva Piagaçu. Na comunidade são consumidos 70% de água do único lago chamado Ayapuar e os 30% restante são de cacimba, na comunidade do Arumã estudam 270 alunos o consumo de água é 100% de poço artesiano, na comunidade Santa Luzia estudam 47 alunos e também o consumo de água na escola e na comunidade é de 100% de poço artesiano, na comunidade do Tuiué estudam 52 alunos que utilizam 100% da água do rio Purus, na comunidade Santana do Supiar estudam 25 alunos, que utilizam 100% de água do rio Purus e na comunidade Beabá estudam 24 alunos o uso da água é 100% de poço artesiano. O projeto escola d’água vem contribuído na conscientização das comunidades ribeirinhas estudadas em especial nas escolas onde se realiza dinâmica sobre o uso sustentável da água.
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