Semente materna poética: Protagonismo de estudantes ribeirinhos e indígenas como poetas e artista em Beruri/AM

  • Autor
  • Rosane Brito de Melo
  • Co-autores
  • Ivanildo Lisboa Bastos , Keven Barbosa Vieira , Sarah Artriclino Nunes , Fábio Gomes da Silva
  • Resumo
  •  A escola sempre será a porta aberta para o desenvolvimento do protagonismo. O desenvolvimento do presente projeto é contribuir com o desenvolvimento da arte e da poesia na sede do município, comunidades ribeirinhas e indígenas. Nosso objetivo geral é organizar livro e, incentivar ao protagonismo dos estudantes e professores das escolas estaduais e municipais no município de Beruri-AM. Onde vários alunos, professores, e comunitários se reuniram através do projeto semente materna poética para escrever o livro de poesia e desenhar suas artes expressando principalmente valores, meio ambiente, diversidades culturais entre outros temas. Os professores locais atuam como organizadores no desenvolvimento do projeto nas escolas onde o projeto é inserido. Optou-se pelo seguinte percurso metodológico: trata-se de metodologias ativas STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática). Além de metodologia de caráter qualitativo e quantitativo. Através de nossos resultados, contribuímos com os estudantes e professores das escolas da sede do município, educação indígena e educação de campo. Os livros publicados são Jovens Poetas de Beruri, Poetas indígenas Apurinã, Jovens Poetas da escola D’água Tuiué, Jovens Poetas da escola D’água Santa Luzia II ed. Ressaltamos, a importância até o momento dos resultados do projeto graças ao trabalho em equipe dos professores, locais, dos estudantes, da comunidade indígena, comunidades ribeirinhas e da equipe de estudante da Escola Estadual Getúlio Vargas que contribuiu diretamente.

     

     

  • Palavras-chave
  • Educação; Poesia; artes.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
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  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
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