INVESTIGANDO A PERCEPÇÃO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL EM RELAÇÃO A DIVERSIDADE DE INSETOS NO MUNICÍPIO DE BERURI

  • Autor
  • Ausanira dos Santos Dantas
  • Co-autores
  • Fábio Gomes da Silva , Lidiane Teixeira Veríssimo , Carla Jénet Vasconcelos Pinheiro , Camila almeida da Silva
  • Resumo
  • Em virtude da grande diversidade de insetos existentes no município de Beruri, e a importância em conhecer as espécies predominantes em seu ecossistema, julgou-se necessário desenvolver uma proposta de ensino objetivando inserir os alunos do terceiro e quarto ano do ensino fundamental I, de uma escola da zona rural em um contexto de experimentação científica, a qual promovesse conhecimento e conscientização sobre a função e importância dos insetos do ecossistema local. Para apresentação do tema foram usados cartazes com imagens de insetos que a partir dos cartazes foi feita a contextualização buscando assim despertar o interesse dos alunos. Posteriormente ocorreu uma coleta de insetos da região e a criação de caixas entomológicas que foram apresentadas na escola e em um evento de ciência e tecnologia. A metodologia se mostrou bastante eficiente, pois os alunos demonstraram uma grande satisfação em participar, envolveram-se ativamente em todas as etapas e se mostraram bastante conscientes a respeito da importância de cada inseto para o ecossistema.

  • Palavras-chave
  • Insetos; Biodiversidade e Ecossistemas.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
Voltar Download
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
  • GT 4 – Salão dos egressos

Comissão Organizadora

SEINPE

Comissão Científica