O ensino e a aprendizagem da aritmética elementar no ensino básico vêm gerando grandes inquietações em professores que buscam fazer com que os alunos aprendam de forma significativa. A Alfabetização Científica e Tecnológica- ACT na perspectiva de Fourez, defende que o processo de ensino-aprendizagem venha ser para a escola e para a vida. Na escola, de maneira interdisciplinar e na vida, através da autonomia, comunicação e domínio. Essa interdisciplinaridade sai do compartimento de cada disciplina e vai para a dilatação do compartilhamento entre as disciplinas, a autonomia traz o conhecer e utilizar adequadamente a tecnologia, a comunicação vêm no expor adequadamente a tecnologia e o domínio, acarretam a tomada de decisão diante do uso da tecnologia. A pesquisa é de natureza qualitativa, trazendo contribuições sociais, institucionais e acadêmicas sobre o objeto de pesquisa letramento matemático, apresentando fatos relevantes na apreciação de artigos científicos. Realiza uma revisão sistemática de literatura cientifica das produções sobre o objeto de estudo no âmbito nacional e internacional em fonte de dados eletrônicos. O objetivo da pesquisa visa apresentar dados parciais de artigos científicos coletado na base eletrônica Wiley Online Library das produções acerca do letramento matemático no ensino e aprendizagem da aritmética nas séries iniciais do ensino fundamental I, no período de 2018 a 2022. Na expectativa de desenvolver a alfabetização cientifica e tecnológica por meio de jogos matemáticos tornando o aprendizado consolidado e a motivação superadas sobre conceitos envolvendo aritmética elementar nas vivencias dos alunos.
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