O presente estudo insere-se no Grupo Temático: Educação, Estado e Sociedade na Amazônia, é oriundo da disciplina Literatura, Cultura e Memória, do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Amazonas. Objetivamos discutir a importância da Literatura Infantojuvenil para a ampliação da memória cultural, afetiva e do universo literário do aluno leitor. Nesse sentido, a memória afetiva é parte do processo de reconstrução da aptidão pela leitura, aliando-se à literatura de prazer, como um ato político, que aprimora as competências leitoras do sujeito. Por meio da leitura de textos literários o diálogo cronotópico, espaço-tempo, promove um encontro de saberes, memórias e conhecimentos, isto é, não se limita apenas à retenção de informações, contudo envolve uma experiência emocional positiva que permite o envolvimento dos leitores a tipos diversos de produções textuais a partir de uma leitura por vontade própria advinda da memória afetiva. Por conta dos limites deste trabalho, realizamos revisão bibliográfica através de recorte entre os anos de 1998 a 2023 em: Assmann (1995; 2011), Antonieta (1997), Brasil (1997; 1998). A partir da pesquisa, podemos considerar, à priori, a memória afetiva como eixo basilar ao processo de ensino da literatura ao invés de um objeto de conteúdo que apenas discipline. A literatura precisa ser pensada como ferramenta política para alinhar pensamentos críticos à realidade sociocultural dos discentes.
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