OS DESAFIOS A PARTIR DO OLHAR DOCENTE DA REFORMULAÇÃO CURRICULAR DO NOVO ENSINO MÉDIO E AS INFERÊNCIAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE TEMPO INTEGRAL EM MANAUS

  • Autor
  • Madrileyde da Silva Bessa
  • Co-autores
  • Saulo Cézar Seiffert Santos
  • Resumo
  • A reforma do Novo Ensino Médio (NEM) no qual foi sancionada em fevereiro de 2017, por meio da lei nº. 13.415/2017 e a consolidação da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em 2018 apoiou uma nova visão de ensino médio. Assim, esta pesquisa propõe indicar as vantagens, permanência e desdobramentos dessa reformulação curricular considerando os itinerários formativos (IF) para a comunidade escolar junto aos seus membros frente às várias mudanças. Além disso, nos itinerários formativos, outro ponto a ser discutido é sobre a grade curricular e sobre quem irá fazer essa escolha, pois apesar do NEM enfatizar o protagonismo do discente nessa escolha, o que vem sendo apresentado é o sistema de ensino decidindo, conforme sua disponibilidade, o que cada unidade escolar irá oferecer, isto é, uma vez que segundo a plataforma saber mais da secretaria de estado de educação, oferta em seu catálogo quinze opções de UCEO que integra o IF, sendo as instituições de ensino que decidem quais irão ofertar. Outrossim, faz referencia ao componente curricular na área de matemática relacionando as competências e habilidades estabelecidas na BNCC, pois visam na etapa do ensino médio o aprofundamento e consolidação das aprendizagens que foram adquiridas no ensino fundamental, etapa essa que tem o compromisso em desenvolver o letramento matemático nos discentes. Com isso, este trabalho de cunho qualitativo, visando compreender por meio da construção de dados na comunidade escolar, ou seja, os profissionais da educação envolvidos nesse processo, ??em uma ou mais escolas estaduais de tempo integral, em uma zona de Manaus no Amazonas. Pretende-se pesquisar em uma escola de tempo integral e outra de ensino regular, escolhida por critério de maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Far-se-á análise documental dos projetos pedagógicos e outros documentos legais sobre o NEM. Os sujeitos da pesquisa das escolas selecionadas são professores das disciplinas ligados à saúde, as ciências da natureza e a matemática do ensino médio. A construção dos dados se dará por meio das entrevistas semiestruturadas, observação não participante e análise documental, do tipo categorial. A análise dos dados se dará por meio da análise de conteúdo do tipo temática (BARDIN, 2009). Portanto, para adquirir as informações referentes ao objetivo da pesquisa é necessário o recolhimento das informações (segmentar) e por fim categorizar, pois envolve dados de diferentes fontes. Sendo que a pesquisa se encontra na construção do protocolo para revisão integrativa da literatura.  Com isso, a investigação visa realizar descrições qualitativas sobre o processo de mudança no trabalho pedagógico e em outras intercorrências ligadas ao NEM e ao componente curricular matemática.

     

     

  • Palavras-chave
  • Reforma do ensino médio, Escola de tempo integral, Manaus, Currículo.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
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