A GINÁSTICA GERAL NO AMBITO ESCOLAR: DESAFIOS E SUPERAÇÕES NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM UMA ESCOLA DE MANAUS/AM

  • Autor
  • Araceli dos Santos Nascimento
  • Co-autores
  • Alecio Vaneli Gaigher Marely , Gabriel Lima Mota
  • Resumo
  •  

    A Ginástica Geral (GG) tem como principais características a demonstração e a não competitividade, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades motoras básicas. A GG, segundo a Federação Internacional de Ginástica, é caracterizada pela ginástica recreativa, oferecendo exercícios que se direcionam a todas as idades, gêneros e condições físicas e financeiras. O objetivo geral deste projeto, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), foi promover a GG nas aulas de Educação Física de uma escola em Manaus, identificando os desafios e superações dos alunos. A pesquisa foi qualitativa e exploratória, com 15 alunos entre 6 e 10 anos durante 6 meses totalizando 32 aulas. Os dados foram coletados por meio de conversas diárias com os participantes. Os resultados incluem o desenvolvimento de habilidades motoras básicas, melhorias na socialização, criação de coreografias e participação em eventos. As dificuldades encontradas foram o medo de se sentir incapaz, trabalhar com crianças de idades diferentes e pouca estrutura. Pode-se concluir que o projeto auxiliou no desenvolvimento motor, social e escolar das crianças, além de aproximar as famílias e ensinar pesquisa na infância.

  • Palavras-chave
  • Ginástica geral, habilidades motoras, desenvolvimento infantil, socialização.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
Voltar Download
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
  • GT 4 – Salão dos egressos

Comissão Organizadora

SEINPE

Comissão Científica