Horta Especial

  • Autor
  • Maria Gomes de Lima
  • Resumo
  • Este é um projeto do Programa Ciência na escola, através do edital n°004/2021-PCE, onde a implementação deste foi desenvolvida na Escola Estadual Manoel Marçal de Araújo (Educação Especial) no município de Manaus-Am com alunos da Estimulação Essencial Especial, atualmente participam do projeto 135 alunos devidamente matriculados, com a idade de 6 a 14 anos.
    Colocar a mão na terra, plantar, cuidar e colher hortaliças, temperos ervas medicinais, são algumas práticas do projeto Horta Especial, onde é um verdadeiro laboratório vivo, que possibilita aos alunos ser um agente atuante no processo de aprendizagem, propiciando a experiência do plantio, da manutenção e da colheita.
    Sendo a escola um espaço que promove e possibilita a construção de saberes, ao utilizar a horta como espaço educacional sustentável, proporcionando um ambiente de interação e inclusão, além de promover a educação ambiental.
    A horta na escola nos possibilita uma série de novas atividades que permitem a interação entre todos os envolvidos no processo educativo, apresentando-se como um espaço em construção que pode trazer amplos benefícios, para o meio ambiente.
    Os resultados mostraram que as atividades desenvolvidas na Horta Especial, desenvolveram motivação e engajamento dos alunos na prática do manejo em todo processo, sendo assim uma ferramenta bastante eficaz na formação dos alunos e professores, abordando diversas áreas de conhecimento, sendo desenvolvida no ambiente escolar facilitando o processo de ensino aprendizagem.
    Com base na prática da horta especial é possível elencar que a aprendizagem se concretiza de forma mais dinâmica e descontraída tornando o conhecimento mais significativo ao processo educativo.

     

  • Palavras-chave
  • HORTA, ESCOLA, ESTIMULAÇÃO, TEA, APRENDIZAGEM
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
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