ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO BILÍNGUE DE SURDOS DA TEORIA Á PRÁTICA

  • Autor
  • Rosiane Silva Monteiro
  • Resumo
  • A presente pesquisa tem como proposta compreender como as orientações pedagógicas voltadas para o ensino e aprendizagem ocorrem na abordagem bilíngue de surdos, Língua de Sinais Brasileira e Língua Portuguesa na modalidade escrita, na Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos, Manaus/AM. A justificativa deste estudo se ancora nas discussões que tem surgido a respeito da Educação Bilíngue de Surdos. As práticas advindas dessa abordagem se diferenciam de acordo com os contextos, sejam elas em escolas bilíngues, escolas especiais, salas bilíngues e/ou atendimentos específicos. O conceito de bilinguismo não é unânime entre os pesquisadores, depende da perspectiva com que o surdo é considerado. Portanto, cabe algumas considerações sobre as diferentes afirmações e práticas dentro das escolas que oferecem esse tipo de ensino. A escolha do lugar da pesquisa teve por critério a abordagem de ensino bilíngue de surdos. A população e amostra são os documentos legais e estudos que embasam a abordagem bilíngue de surdos; os sujeitos da pesquisa compostos por Gestora (1); Pedagoga (1); professores (3); e estudantes surdos (2) do Ensino Fundamental Anos Finais, especificamente o 9º ano.  Ao término da pesquisa, conclui-se que as orientações pedagógicas na abordagem de ensino bilíngue de surdos realizadas na EEACS ocorrem conforme orientam os documentos legais e proporcionam melhores condições de aprendizagens pelo surdo, pois considera a cultura, a identidade e a língua desses sujeitos.

    Palavras-chave: Educação. Orientação Pedagógica. Bilinguismo. Educando Surdo.

  • Palavras-chave
  • Educação. Orientação Pedagógica. Bilinguismo.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
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