Violência contra estudantes surdas: enfrentamento e práticas educativas interdisciplinares na escola

  • Autor
  • CRISTIANE ALVES ROSA
  • Resumo
  •  

    A mulher de forma geral já sofre com a normatização cultural da discriminação e submissão. E a mulher surda ainda mais, pois enfrenta muitas barreiras para denunciar a violência que sofre, como a falta de acesso à informação e aos serviços de apoio. Além disso, muitas vezes é vítima de preconceito, o que aumenta sua vulnerabilidade. Nesse sentido esse projeto tem como objetivo geral desenvolver práticas educativas interdisciplinares para prevenir e enfrentar a violência contra estudantes surdos na escola. Para isso será utilizada uma metodologia que inclui: a realização de uma pesquisa bibliográfica para identificar os diferentes tipos de violência existentes, suas classificações e legislações existentes; a criação de um canal com vídeos curtos em libras com informações jurídicas sobre os direitos das mulheres, palestras, debates e rodas de conversa e produção de textos envolvendo a temática. Com esse projeto pretende-se ter maior conscientização da população surda sobre os direitos das mulheres e a legislação de proteção à mulher; empoderamento das mulheres através do conhecimento de seus direitos e da capacitação para reivindicá-los. (AZEVEDO, CAVALCANTE, 2020)

     

     

  • Palavras-chave
  • Violência; pessoa surda; sexismo; acessibilidade.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
Voltar Download
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
  • GT 4 – Salão dos egressos

Comissão Organizadora

SEINPE

Comissão Científica