Macramê – Os nós que viram arte: Composição e Ressignificação dos processos motores e cognitivos em alunos da Educação Especial

  • Autor
  • JANETTI FRANCO PEREIRA
  • Resumo
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    O Macramê é uma técnica milenar de tecelagem manual onde cria-se estruturas e padrões por meio de nós. Diferente do crochê e tricô, o macramê não requer agulha ou outro instrumento. Apenas as mãos e uma boa quantidade de linha. É uma técnica que pode se confeccionar painéis, bolsas, roupas, bijuterias, cobertores e artigos de decoração. É necessário somente o conhecimento dos nós básicos, linha e criatividade. Vale ressaltar que o macramê é universal, qualquer pessoa pode praticar. Por muito tempo ficou relegada a manuais e revistas femininas e nem por isso os homens não possam usar essa técnica. O projeto teve por objetivo utilizar o macramê como proposta metodológica de ensino para alunos da Educação Especial com Deficiência Intelectual e Múltiplas a fim de desenvolver os aspectos psicomotores, coordenação motora fina, força e o treino do movimento de pinça (quando o polegar e o indicador se encostam para pegar ou manter um objeto pequeno na mão) além de inserir conteúdos da grade curricular para trabalhar letramento e noções matemáticas. Trabalhou-se os conceitos de macramê e origem, tipos de fios e linhas, foi confeccionado peças como painéis, suportes de plantas e pulseiras com orientação da professora coordenadora. Observou-se que, a partir da confecção desses trabalhos estimulou-se não só a criatividade, mas também as habilidades cognitivas e interativas, associadas consequentemente com o aumento da autoestima, da confiança e autonomia. É nessa perspectiva que Paulo Freire (2002), ao falar sobre a importância da autonomia, esta percepção do homem e da mulher como seres ‘programados, mas para aprender’, e, portanto, para ensinar, para conhecer, para intervir, que me faz entender a prática educativa como um exercício constante em favor de produção e do desenvolvimento da autonomia de educadores e educandos (FREIRE, 2002, p. 54, grifos do autor). Percebeu-se que os alunos participantes do projeto em suas limitações no aspecto cognitivo e motriz houve avanço, a cada peça confeccionada ver o brilho nos olhos de um trabalho realizado é gratificante.

     

    Palavras-chave: Macramê; Deficiência Intelectual; Letramento; Habilidade Cognitiva e Interativa.

     

  • Palavras-chave
  • Macramê, Deficiência Intelectual, Letramento, Habilidade Cognitiva e Interativa.
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  • Área Temática
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
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