Este projeto de pesquisa buscou analisar gráficos de pesquisa eleitoral divulgados pela mídia, especificamente de intenções de voto relacionados à disputa de governador e presidente, no primeiro turno, afim de verificar e apontar possível elementos (ou falta deles) com potencial de induzir o eleitor a erros de leitura e interpretação, como informações tendenciosas, omissões de dados, estruturas estatísticas ou matemáticas incorretas, dentre outros. Os gráficos foram coletados em sites, portais midiáticos e jornais diversos, locais e nacionais, e foram utilizados, uma vez que, além de sua análise ser uma habilidade requerida pelo pela Proposta Curricular Pedagógica elaborada pela SEDUC do Amazonas, esses objetos estatísticos serem uma forma bastante comum de divulgação de dados no período eleitoral, podendo influenciar a conjuntura política de um país. Sendo assim uma leitura hábil destes gráficos e que permita que o eleitor tenha capacidade para não somente entender as informações tratadas nessas pesquisas, bem como analisar possíveis erros, faz-se necessária para a formação de indivíduos autônomos politicamente. Por fim, os autores envolvidos na pesquisa, com as informações encontradas, elaboraram um manual chamado “MINIMANUAL JOVEM PARA IDENTIFICAÇÃO DE ERROS EM GRÁFICOS ELEITORAIS”, com design e roteiro dos mesmos, construído por meio do aplicativo Canva, para elucidar possíveis erros que possam aparecer nessas pesquisas, através de padrões e exemplos, utilizando-se de gráficos corretos e incorretos e de uma história que envolva o leitor no ambiente escolar, com uma linguagem simples e direcionada para o seu público alvo: alunos dos anos finais do ensino fundamental. Esse manual foi disponibilizado de forma on-line, com apresentação para a comunidade escolar da Escola Estadual Luizinha Nascimento.
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