Este texto vem mostrar os resultados parciais na pesquisa com crianças da pré-escola pública da cidade de Manaus, em fase de fundamentação teórica. O trabalho de pesquisador comprometido com a participação da criança considera o acúmulo histórico na análise dos dados produzidos e na forma como construiremos esses dados no objetivo de analisar o desenvolvimento do discurso oral de crianças de 4 e 5 anos de idade matriculadas em uma turma de pré-escola de um Centro Municipal de Educação Infantil de Manaus. O uso de instrumentos metodológicos como entrevistas dialógicas individuais e coletivas e observações, com atenção e respeito às transformações ou mudanças ocorridas no decorrer do trabalho, supõe a interação dialógico entre pesquisador e criança. A educação e a pesquisa para o desenvolvimento humano têm princípios universais – sobretudo quando consideramos o acesso das crianças às variadas produções humanas – mas essa universalidade não apaga a diversidade cultural e os sentidos atribuídos dos e nos contextos onde a educação escolar acontece. Esta pesquisa com crianças, com pressupostos da perspectiva histórico-cultural, pode ser representada como pesquisa que leva em conta os movimentos da compreensão ativa e as transformações que são construídas durante a pesquisa.
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