O uso do jogo “Quiz de Tabelas e Gráficos” como ferramenta facilitadora da leitura e interpretação de gráficos e tabelas de alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Euclydes da Cunha

  • Autor
  • Raimundo Nonato Wessen Moreira
  • Co-autores
  • Christiane Bruce dos Santos , Ticiana Boh da Costa , Fabiano Santos de Melo , Brenda da Cruz Castelo
  • Resumo
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    Os jogos digitais educativos podem beneficiar a ação pedagógica e propiciar subsídios para o processo de ensino-aprendizagem. Diante disso, este estudo está sendo aplicado no contexto do Programa Ciência na Escola, financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do estado do Amazonas e tem como objetivo geral analisar a importância da utilização do jogo “Quiz de Tabelas e Gráficos” para a aprendizagem relacionada à leitura e interpretação de gráficos e tabelas do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Euclydes da Cunha, localizada na Zona Sul, da cidade de Manaus - AM. A pesquisa tem caráter exploratório-descritivo, que tem por finalidade desenvolver, esclarecer e modificar conceitos ou ideias, tendo em vista a formulação de problemas mais precisos ou hipóteses pesquisáveis para estudos posteriores e também, descrever ou estabelecer relações entre variáveis (GIL, 2010). Para a realização deste projeto está sendo usada a plataforma Wordwall, que constitui-se numa plataforma para criar atividades personalizadas em modelo gamificado para a sala de aula de forma presencial ou remota. (Catálogo de Aplicativos, 2023).  Incialmente foi explicado para os alunos o que é um QUIZ e atualmente a atividade está sendo realizada quinzenalmente com todos os alunos na sala de aula utilizando o projeto multimídia e um computador conectado à internet. Nesse sentido, o desejo de conhecer melhor a relação entre o uso de jogos digitais e a aprendizagem de objetos de conhecimento da matemática e aplicar isso em sala de aula com fins de melhorar a proficiência dos alunos na leitura e interpretação de gráficos e tabelas, os quais são objetos de conhecimento definidos pela (Proposta Curricular Pedagógica, 2021), foi o que motivou o desenvolvimento da presente pesquisa. Sobre a importância do elemento lúdico nas atividades escolares, Lima (2008) enfatiza que a forma como os alunos percebem o conhecimento é fundamental para que os mesmos consigam levar os conceitos apreendidos para a memória de longa duração e de fato apropriarem-se dos conceitos escolares. Os resultados parciais do projeto têm demonstrado resultados positivos no que se refere à melhoria da compreensão dos alunos em relação à interpretação de gráficos e tabelas.

     

  • Palavras-chave
  • Jogo, Quiz de Tabelas e Gráficos, Leitura de Gráficos, Interpretação de Gráficos.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
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