O ENSINO DA LINGUAGEM ESCRITA NA PRÉ-ESCOLA: O QUE DIZEM OS PROFESSORES?

  • Autor
  • ELLEN MARQUES DOS SANTOS
  • Co-autores
  • Michelle de Freitas Bissoli
  • Resumo
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    Este estudo faz parte de uma pesquisa de Mestrado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Amazonas e refere-se a resultados parciais da pesquisa em andamento. Trata-se de uma Revisão de Literatura, na qual foi utilizado o banco de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), entre os anos de 2013 a 2022. O objetivo foi analisar, com base na Teoria Histórico-Cultural, as pesquisas realizadas sobre o ensino da Linguagem Escrita na Pré-escola. Como resultado as pesquisas destacam que as práticas de ensino que envolvem a Linguagem Escrita devem estar pautadas em sua função social, evitando o ensino mecânico das cópias. Apontamos, ainda, a necessidade de mais pesquisas voltadas para o tema proposto, em especial na Região Norte, bem como de pesquisas, nesta temática, embasadas na Teoria Histórico-Cultural. Frente aos resultados preliminares, conclui-se ser essencial a realização de pesquisas relacionada ao ensino da Linguagem Escrita na pré-escola como forma de promover diálogos e práticas que contribuam para a melhoria do ensino em nosso país.

     

  • Palavras-chave
  • Linguagem Escrita, Educação Infantil, Teoria Histórico-Cultural, professores.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
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