Este estudo faz parte de uma pesquisa de Mestrado em Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Amazonas e refere-se a resultados parciais da pesquisa em andamento. Trata-se de uma Revisão de Literatura, na qual foi utilizado o banco de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), entre os anos de 2013 a 2022. O objetivo foi analisar, com base na Teoria Histórico-Cultural, as pesquisas realizadas sobre o ensino da Linguagem Escrita na Pré-escola. Como resultado as pesquisas destacam que as práticas de ensino que envolvem a Linguagem Escrita devem estar pautadas em sua função social, evitando o ensino mecânico das cópias. Apontamos, ainda, a necessidade de mais pesquisas voltadas para o tema proposto, em especial na Região Norte, bem como de pesquisas, nesta temática, embasadas na Teoria Histórico-Cultural. Frente aos resultados preliminares, conclui-se ser essencial a realização de pesquisas relacionada ao ensino da Linguagem Escrita na pré-escola como forma de promover diálogos e práticas que contribuam para a melhoria do ensino em nosso país.
Comissão Organizadora
SEINPE
Comissão Científica