TEORIA DA RESILIÊNCIA: APROXIMAÇÕES TEÓRICAS COM O MENORISMO?

  • Autor
  • Larissa Cristina Nascimento de Souza
  • Co-autores
  • Maria Nilvane Fernandes , Elizabeth-Trejos Castillo
  • Resumo
  •  

    O artigo apresenta a elaboração do projeto de pesquisa de doutorado, vinculado à Linha de Pesquisa 1 - Educação, Estado e Sociedade na Amazônia, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A investigação pretende analisar algumas das bases teóricas que tratam sobre adolescentes em conflito com a lei, analisando se a Teoria da resiliência, bastante discutida em estudos acadêmicos que tratam do comportando juvenil possui alguma aproximação com a política menorista. Os estudiosos da teoria resiliência repercute  que a educação é uma política que de um lado afasta os adolescentes da vida criminal, mas por outro lado existem também os pesquisadores que apresentam a educação como um fator de risco para o envolvimento com o ato infracional. A nossa investigação busca compreender as bases teóricas de tais perspectivas de análise, partindo da tese de que ambas as justificativas possuem uma única perspectiva teórica e que ambas estão articuladas com os fundamentos do menorismo.

     

  • Palavras-chave
  • Teoria da resiliência; Fatores de Risco; Educação.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
Voltar Download
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
  • GT 4 – Salão dos egressos

Comissão Organizadora

SEINPE

Comissão Científica