O objetivo desse estudo é analisar as práticas pedagógicas de avaliação educacional através de Portfólio realizado com estudantes jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla (DIM) e Professores, numa escola pública de Manaus. A metodologia é qualitativa que através do método dialético evidenciou as compreensões sobre o trabalho na escola e no ato de avaliar o ensino. A pesquisa em sua fundamentação teórica apoiou-se me Vygotsky, Mantoan, Glat, Blanco, Perrenoud, Hoffmann, Possoli, Gubert, Tardiff e Freire. Os dados foram extraídos da roda de conversa e análise documental, cuja interpretação utilizou-se da Análise de dados em Bardin (2016). O resultado da pesquisa apresentou que as Práticas Pedagógicas na avaliação por meio do portfólio para esse público (DIM), atende as expectativas do processo de aprendizagens dos estudantes e do trabalho Pedagógico do Professor, pois, vislumbra avanços em processo ou retrocessos, ou seja, é possível analisar o nível de desenvolvimento em que se encontra o estudante de forma qualitativa; nos aponta através das evidências se os objetivos das aprendizagens foram alcançados ou não; contribui no desenvolvimento da autonomia do estudante com deficiência uma vez que participa da atividade e respeita o seu ritmo de desenvolvimento.
Palavras-chave: Prática Pedagógica; Avaliação com Portfólio; Deficiência Intelectual e Múltipla; Educação Especial.
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SEINPE
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