PRÁTICA PEDAGÓGICA: AVALIAÇÃO POR MEIO DO PORTFÓLIO NUMA ESCOLA PÚBLICA EM MANAUS-AM COM DEFICIENTES INTELECTUAIS E MÚLTIPLOS

  • Autor
  • Márcia Alessandra Beltrão Soares
  • Resumo
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    O objetivo desse estudo é analisar as práticas pedagógicas de avaliação educacional através de Portfólio realizado com estudantes jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla (DIM) e Professores, numa escola pública de Manaus. A metodologia é qualitativa que através do método dialético evidenciou as compreensões sobre o trabalho na escola e no ato de avaliar o ensino. A pesquisa em sua fundamentação teórica apoiou-se me Vygotsky, Mantoan, Glat, Blanco, Perrenoud, Hoffmann, Possoli, Gubert, Tardiff e Freire. Os dados foram extraídos da roda de conversa e análise documental, cuja interpretação utilizou-se da Análise de dados em Bardin (2016). O resultado da pesquisa apresentou que as Práticas Pedagógicas na avaliação por meio do portfólio para esse público (DIM), atende as expectativas do processo de aprendizagens dos estudantes e do trabalho Pedagógico do Professor, pois, vislumbra avanços em processo ou retrocessos, ou seja, é possível analisar o nível de desenvolvimento em que se encontra o estudante de forma qualitativa; nos aponta através das evidências se os objetivos das aprendizagens foram alcançados ou não; contribui no desenvolvimento da autonomia do estudante com deficiência uma vez que participa da atividade e respeita o seu ritmo de desenvolvimento.

    Palavras-chave: Prática Pedagógica; Avaliação com Portfólio; Deficiência Intelectual e Múltipla; Educação Especial.

     

  • Palavras-chave
  • Prática Pedagógica; Avaliação com Portfólio; Deficiência Intelectual e Múltipla; Escola Pública de Educação Especial
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
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