PREVENÇÃO DO USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS (SPA): INFORMATIVOS ADAPTADOS EM LIBRAS

  • Autor
  • RAIMUNDO DE SOUZA MACEDO
  • Resumo
  •  

    O presente trabalho intitulado “Prevenção do uso de substâncias psicoativas (SPA): informativos adaptados em Libras” surgiu devido à preocupação do crescente aumento do consumo de drogas pelos jovens e adolescentes sendo este um grave problema de saúde pública. Segundo Cagollo et al, (2011). (1;10), as pesquisas realizadas do Departamento contra as drogas e o crime da Organização de Nações Unidas (UNODC) mostrou que 200 milhões de pessoas já consumiu sustâncias ilegais pelo menos uma vez até 2005 o que representa 5% da população mundial entre 15 e 64 anos de idade. Um dos grupos mais vulneráveis ao uso abusivo de substância psicoativas são os adolescentes porque encontra se num período de transição da infância para a vida adulta onde ocorrem múltiplas transformações físicas, hormonais, cognitivas, emocionais e sociais. Crescem a autonomia independência em relação a família, estabelecem relações e mudanças do comportamento influenciadas principalmente por amigos e meio social (ALVES etal, 2014). Acreditamos que a relevância do projeto se dá a partir da análise do modo como os estudantes entendem o assunto e a necessidade de orientação e atenção a respeito do problema. O objetivo principal foi elaborar um projeto de intervenção para prevenir o uso de drogas por jovens e adolescentes da comunidade surda da Escola Estadual Augusto Carneiro dos Santos, sobretudo propondo ações educativas inclusivas que ajudassem a difundir a prevenção. O projeto buscou fortalecer a parceria entre a família e escola, apresentando um material adaptado em libras que apresentava os tipos de drogas mais usadas, bem como as consequências potencialmente danosas, a perda de valores, abandono de estudos e frustração de projeto de vida entre outras. Procuramos com o projeto, contribuir para a promoção de um trabalho educativo de grande valor para uma qualidade de vida melhor dos estudantes. Para a realização do trabalho as atividades desenvolvidas foram: rodas de conversas em libras com os estudantes sobre a temática do uso de substâncias psicoativas (SPA); pesquisa bibliográfica acerca da temática pesquisada; encontros com os estudantes para discussão sobre as informações levantadas sobre a temática; confecção de recursos visuais adaptados em Libras para uma melhor compreensão quanto a prevenção do uso de substâncias psicoativas (SPA);  Iniciou-se a criação de um canal no YouTube << https://youtu.be/RXt6_UNekEs>> com vídeos das explicações sobre os tipos de drogas os seus efeitos nocivos e onde encontrar ajuda. Os resultados foram positivos uma vez que os estudantes tiveram a compreensão dos perigos do uso de substâncias psicoativas (SPA). Após os diálogos percebemos que o trabalho contribuiu para a redução de casos de estudantes surdos que usam substâncias psicoativas (SPA), além dos estudantes ampliarem seu vocabulário sobre essa temática especifica.

     

  • Palavras-chave
  • DROGAS, PREVENÇÃO, SURDOS, LIBRAS
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
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