Este trabalho trata sobre oralidade na Educação de Jovens e Adultos – EJA, especificamente, a partir da revisão bibliográfica, justificado pelo fato de a oralidade constituir-se elemento significativo no processo ensino-aprendizagem e, na EJA, contribui para identificar conhecimento de vida e estimular o uso da voz nos contextos educativos e sociais. Para tanto, buscamos conhecer a relevância da oralidade no contexto social; identificar as orientações legais sobre o desenvolvimento da oralidade no contexto da EJA; elencar possíveis práticas pedagógicas envolvendo oralidade, levando em consideração os conhecimentos de vida. Realizou-se, então, pesquisa básica, de abordagem quali-quantitativa e de caráter exploratório, a partir de levantamento bibliográfico das produções acadêmicas no período compreendido de 2013 a 2022, visando apresentar, ainda, uma visão sobre a oralidade no contexto EJA. Identificou-se, na análise de dados, que o tema oralidade, enquanto prática pedagógica, ainda é pouco abordado na EJA, portanto é possível inferir que ainda é necessário explorar a prática de atividades orais nas atividades pedagógicas, visando valorizar a experiência de vida dos estudantes. A análise revelou ainda limitação de documentos direcionados à EJA, assim como de registros de práticas que envolvem as experiências com foco na oralidade.
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