O relato apresenta uma experiência desenvolvida no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), núcleo Pedagogia-Manaus. A experiência foi realizada durante o mês de junho de 2023, com alunos dos anos iniciais, em uma escola da rede pública municipal de Manaus/AM. Explicita, portanto, as práticas educacionais de alfabetização e letramento, tendo por objeto a construção da consciência fonológica em seus três pilares: lexical, silábica e fonêmica, a partir de uma parlenda. Por meio de um sistemático diagnóstico, no qual foi identificado que a maior parte das crianças se encontrava no nível silábico-alfabético e uma parte menor no pré-silábico com valor sonoro. Delineamos como ponto de partida a seguinte questão: como favorecer práticas pedagógicas que possibilitem a construção da consciência fonológica dos alunos para que dominem o Sistema de Escrita Alfabético (SEA)? O trabalho pedagógico foi sustentado teoricamente em Heloisa Vilas Boas (1999), Artur Gomes de Morais (2008) e Magda Soares (2020), considerando também o preconizado pela Base Nacional Comum Curricular, no que concerne à alfabetização e letramento nos anos iniciais. Como resultados, verificamos que as atividades didáticas contribuíram para a reflexão sobre a escrita e a leitura global dos alunos.
Comissão Organizadora
SEINPE
Comissão Científica