A RELAÇÃO ENTRE A TECNOLOGIA ASSISTIVA E A INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

  • Autor
  • Yasmine Thais dos Santos Xavier
  • Co-autores
  • Maria Almerinda de Souza Matos , Christiane dos Santos Bruce
  • Resumo
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    Este estudo apresenta resultados parciais do Trabalho de Conclusão de Curso, intitulado “Tecnologia Assistiva: conceito, legislação e inclusão”. Para alcançar resultados neste trabalho, tivemos como objetivo: identificar a relação da Tecnologia Assistiva e a inclusão escolar de alunos da educação especial. A Tecnologia Assistiva é uma área de conhecimento de caráter interdisciplinar que engloba recursos, produtos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que tem o objetivo de promover mais acessibilidade às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, proporcionando autonomia e independência. Serviram de suporte teórico autores como Bersch (2006, 2017), Galvão Filho (2008) e Bruce (2022) que falam sobre os recursos e serviços da Tecnologia Assistiva no processo de inclusão escolar. Também foram analisados documentos legais orientadores nacionais. Os resultados da pesquisa mostram a leitura que as políticas públicas nacionais fazem acerca dessa área de conhecimento, que está relacionada à educação especial, atendimento educacional especializao e sala de recursos multifuncionais, assim como a importância da disponibilização dos recursos e serviços da Tecnologia Assistiva no processo de inclusão escolar de alunos público-alvo da educação especial.

     

  • Palavras-chave
  • Tecnologia Assistiva, Educação Especial, Inclusão
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
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