CAMINHOS DE UMA PESQUISA NA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NO ESTADO DO AMAZONAS

  • Autor
  • KELLY ROCHA DE MATOS VASCONCELOS
  • Co-autores
  • PÉRSIDA DA SILVA RIBEIRO MIKI , MOYSÉS KUHLMANN JÚNIOR
  • Resumo
  •  

    Este trabalho apresenta os caminhos percorridos durante a realização de pesquisa de doutorado, cujo objeto de estudo é a História das Creches Casulo no Amazonas (1979-1999), durante a pandemia. A pesquisa documental foi realizada em acervos físicos e virtuais, e recorremos à história oral.  Assim, utilizamos uma entrevista disponibilizada no acervo da Fundação Getúlio Vargas e documentos pessoais como fotografias, relatos, certificado, carteira de trabalho, doados por ex-servidoras da Legião Brasileira de Assistência - LBA e de Creches Casulo conveniadas. Realizamos levantamentos bibliográficos e documentais, mas diante das informações dispersas e insuficientes existentes, buscamos outros documentos, e conseguimos registros memorialísticos de ex-servidoras da LBA, e de creches conveniadas. A partir do estabelecimento de uma rede de sujeitos, descobrimos a localização do acervo da LBA, no Instituto Nacional do Seguro Social - INSS. Assim, a metodologia que utilizamos foi sendo construída no decorrer do percurso, por isso a pesquisa se configurou como documental, de abordagem social e cultural, mas que também se utilizou da história oral, enquanto técnica.

  • Palavras-chave
  • Métodos de Pesquisa, Primeira Infância, Creche Casulo
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
Voltar Download
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
  • GT 4 – Salão dos egressos

Comissão Organizadora

SEINPE

Comissão Científica