A FORMAÇÃO DAS ALUNAS NA ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DO AMAZONAS E A INSERÇÃO PROFISSIONAL NA ZONA FRANCA DE MANAUS - 1971 a 1982

  • Autor
  • Vannessa Ribeiro da Silva
  • Co-autores
  • Pérsida da Silva Ribeiro Miki
  • Resumo
  • O presente estudo em andamento visa compreender quais os pressupostos teórico-metodológicos da Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971 – Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1º e 2º graus, nos permitirá entender as contradições e mediações que impulsionaram a modificação dos cursos técnicos e a formação das alunas na Escola Técnica Federal do Amazonas – ETFAM e consequentemente a inserção na Zona Franca de Manaus no período de 1971 a 1982. Nesse contexto, buscaremos entender como as políticas e práticas na escolarização do público feminino contribuiu para o seu acesso, aprendizado, a permanência e admissão no mercado de trabalho, no período de 1971 a 1982.

  • Palavras-chave
  • História da Educação das Mulheres; História Social e Cultural; ETFAM.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
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  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
  • GT 4 – Salão dos egressos

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