Este trabalho que apresentamos é resultado de um projeto de extensão elaborado pelo Instituto Federal do Amazonas campus Itacoatiara. O projeto teve como principal objetivo possibilitar o desenvolvimento de habilidades de gestão empreendedora a 20 mulheres do município de Itacoatiara-AM, por meio de um curso com foco na economia solidária gerando a produção de bolos e doces artesanais e um processo de educação na Amazônia. Por se tratar de um tema envolvendo mulheres, nos debruçamos na obra de Saffioti (1976) para pensar a mulher na sociedade de classes e sua relação com o trabalho, na qual esta nunca foi alheia ao trabalho. Já para compreender a economia solidária, utilizamos as obras de Singer (2001). Nos objetivos específicos buscamos fomentar o desenvolvimento de novas empreendedoras, capacitar e desenvolver um plano de negócio eficiente por meio da educação na Amazônia e da consciência sobre as relações de trabalho na sociedade capitalista, bem como compreender o empreendedorismo, associativismo e cooperativismo na dimensão da economia solidária como um contraposto a lógica de dominação do capital, para pensar uma economia diferente, pautada na solidariedade e na partilha e no fortalecimento dessas mulheres como protagonistas do processo da produção e comercialização. A metodologia adotada para o desenvolvimento das atividades foi pautada em encontro formativo para apresentação do projeto, após, iniciaram as aulas teóricas do curso no período de 13 de outubro a 24 de novembro de 2022. Por fim, ocorreu a mostra dos produtos confeccionados que demonstraram resultados satisfatórios. Já para o desenvolvimento metodológico do artigo, utilizou-se a pesquisa bibliográfica em torno dos conceitos estudados. Os resultados fomentaram a gestão de negócios, o empreendedorismo e empoderamento feminino, bem como a compreensão do empreendedorismo ancorado nos valores da economia solidária como instrumento de fortalecimento da base social, para se obter relações justas e éticas em vista do bem comum.
Comissão Organizadora
SEINPE
Comissão Científica