O estudo que apresentamos refere-se às experiências pedagógicas vivenciadas durante a elaboração de uma horta mandala comunitária na obra social Chico Xavier em Itacoatiara-AM. A motivação do estudo se deu a partir da observação da necessidade local, para se pensar mecanismos de educação no contexto da Amazônia e do estado do Amazonas, em que se concentra maior parte da floresta amazônica. O sistema orgânico é altamente educativo, pois não visa apenas a produção de plantas, mas a mudança da consciência e o entendimento que existem outras possibilidades de produção, que visam reduzir os impactos do consumo desenfreado na natureza, desencadeados pelo avanço do capitalismo. Nesse sentido que esse projeto de extensão do Instituto Federal do Amazonas teve como objetivo geral produzir uma horta comunitária na obra social Chico Xavier, por compreender a relevância social da instituição no Município de Itacoatiara-AM, que já desenvolve práticas educativas pensando no bem comum e tem parcerias com instituições renomadas como a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Enquanto metodologia, foram desenvolvidas diversas atividades, como: aulas expositivas dialógicas, planejamento do solo, formação de canteiros em formato mandala, baseado na perspectiva agroecológica e distribuição das hortaliças para a comunidade. Os resultados foram enriquecedores para os envolvidos, e apontam caminhos de construção do bem viver a partir da obra de Acosta (2019), para pensarmos em uma sociedade mais justa e sustentável para as futuras gerações. Assim, este projeto promoveu uma reflexão crítica sobre a Amazônia por meio da educação ambiental e sustentabilidade. Ainda, gerou práticas educacionais na perspectiva da sustentabilidade local, trabalhando com a comunidade a agroecologia como forma de se contrapor a modelos hegemônicos de produção.
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