ANIMALIA E SEUS SONS: EXPRESSIVIDADE E DESCOBERTA DO MUNDO COM O USO DA TECNOLOGIA

  • Autor
  • Welison Nunes da Silva
  • Co-autores
  • Saulo Vieira
  • Resumo
  •  

    Este texto consiste em um relato de experiência acerca do processo didático de uma atividade de ensino de ciências e a vivência de explorar, pesquisar e representar o mundo, desenvolvido com crianças de quatro e cinco anos de classe multisseriada em uma Escola Municipal de Educação do Campo da cidade de Manaus. Aponta o uso da tecnologia como instrumento de estreitamento na relação da criança com elementos naturais e culturais, especificamente como mediador, em simultâneo com os signos, no desenvolvimento das funções psicológicas e na neoformação de potencialidades. Entre as estratégias utilizadas está o uso do App Educational Puzzles, além de momentos com canções e dinâmicas. Com efeito, as crianças aproximaram-se de informações que caracterizam o Reino Animal, percorreram o processo de construção de novos sentidos ante os conceitos espontâneos e socializaram de forma lúdica suas experiências pessoais. Do mesmo modo, como docente, realizamos a reflexão de como atividades do cotidiano escolar, devidamente planejadas, documentadas e embasadas no conhecimento científico, são capazes de mobilizar o pensamento e transformar a prática professoral.

  • Palavras-chave
  • Educação Infantil; Campos de Experiência; Tecnologias; Atividade de Ensino de Ciências; Construção de Sentidos.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
Voltar Download
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
  • GT 4 – Salão dos egressos

Comissão Organizadora

SEINPE

Comissão Científica