APROVEITAMENTO INTEGRAL DOS ALIMENTOS COMO FERRAMENTA DE PRÁTICAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS E CONTRIBUIÇÃO PARA A SAÚDE E PARA O MEIO AMBIENTE

  • Autor
  • Carolina Sousa de Sá Leitão
  • Co-autores
  • Bruno Raphael Gomes de Sá Leitão , Alyne Pereira de Oliveira Ribeiro , Luís Maurício Gonçalves Sousa Centurião
  • Resumo
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    Introdução: A falta de informações sobre os princípios nutritivos de cascas, talos, folhas e sementes leva a população a descartar esses rejeitos no lixo, gerando o desperdício de toneladas de recursos alimentares, além de causar um impacto ambiental. O objetivo deste trabalho é propor uma mudança na concepção do aproveitamento integral dos alimentos, motivando a diminuição do desperdício e da geração de resíduos. Metodologia: Inicialmente, foram realizadas aulas sobre “Os nutrientes presentes na alimentação”, “O sistema digestório” e “Aproveitamento Integral dos Alimentos”. Em seguida, foi solicitado aos alunos a produção de vídeos onde cada equipe mostraria a elaboração de uma receita utilizando partes não consumíveis ou o uso integral dos alimentos. Resultados: Os vídeos foram repassados em sala de aula e as receitas produzidas foram apresentadas para as turmas. Considerações finais: Sendo assim, pode-se observar que é possível disseminar a ciência dentro das escolas discutindo a importância de uma boa alimentação, o cuidado com o meio ambiental e as possíveis estratégias para mitigar o impacto ambiental, despertando o pensamento crítico e a educação ambiental no ambiente escolar, além de trazer uma melhoria nutricional à alimentação a partir do aproveitamento integral dos alimentos.

     

  • Palavras-chave
  • Alimentação Saudável; Educação Ambiental; Sustentabilidade.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
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