ANÁLISE DA POLÍTICA DE AVALIAÇÃO DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE MANAUS

  • Autor
  • RUTH ARAUJO DA CUNHA
  • Co-autores
  • CAMILA FERREIRA DA SILVA
  • Resumo
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    As políticas de avaliações educacionais se apresentam como um campo de pesquisa que tem mobilizado interesse de diferentes áreas de investigação, conforme afirmam Ball e Mainardes (2011, p.143), “Tanto no cenário nacional como internacional a pesquisa sobre políticas educacionais vem se constituindo em campo de investigação distinto e em permanente busca de consolidação”. Essa discussão sobre a política de avaliação permear todo o Projeto de Pesquisa intitulado “Análise da política de avaliação da rede pública municipal de ensino de Manaus” que foi submetido ao exame de seleção do curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM), no segundo semestre de 2022. E tem como objetivo geral analisar a política de avaliação em larga escala da rede pública municipal de ensino de Manaus, considerando os aspectos de construção, implementação e monitoramento dessa política e sua interlocução com as políticas de avaliação nacional e internacional. Para alcançar o objetivo central da pesquisa elaboramos os seguintes objetivos específicos: a) Identificar as bases epistemológicas que constituem a política de avaliação da rede pública municipal de ensino de Manaus e sua interlocução com as políticas de avaliação nacional e internacional; b) Mapear os programas, os projetos e as ações implementados pela rede pública municipal de ensino de Manaus, tendo em vista a análise do impacto da política pública de avaliação no contexto educacional; e c) Compreender a Avaliação de Desempenho do Estudante (ADE), tendo como referência a política nacional e internacional de avaliação em larga escala, analisando apropriação dos resultados dessa avaliação na construção e implementação da política de avaliação da rede pública de ensino de Manaus. A trilha metodológica da pesquisa terá como foco epistêmico a Sociologia Crítica da educação, articulada a abordagem qualitativa, trazendo em seu bojo o método materialismo do simbólico, por meio da interdependência entre o material e simbólico de Pierre Bourdieu, no qual se destaca o movimento de interrelação da objetividade e subjetividade; sociedade e indivíduo; relações de poder entre os agentes sociais, na busca de superar as pré-noções e de romper com a sociologia do home. Realizaremos as Pesquisas: campo e documental, tendo como Campo Empírico a sede da Semed Manaus, na qual os sujeitos da pesquisa serão os agentes responsáveis pela construção e implementação da política de avaliação da Semed; utilizaremos a técnica da entrevista semiestruturada e a Análise de conteúdo de Bardin. Analisar cada aspecto que envolve a estruturação de uma política de avaliação nos trará a compreensão dos objetivos, dos sentidos e dos interesses que alicerçam essa política. Esperamos que a pesquisa sobre a Política de Avaliação, traga reflexões e análises pertinentes sobre o cenário atual de construção e implementação da política de avaliação no campo educacional, com destaque para Política de Avaliação da rede pública municipal de ensino de Manaus.

     

  • Palavras-chave
  • Política de avaliação; ADE; Semed; Pesquisa em Educação
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
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