Introdução: A falta de informação sobre os princípios nutritivos de cascas, talos, folhas e sementes leva a população a jogar estas partes não convencionais no lixo, gerando o desperdício de toneladas de recursos alimentares. A alimentação integral possui como princípio básico a diversificação e a complementação de refeições, com o objetivo de reduzir custo, proporcionar preparo rápido e oferecer uma alimentação saudável. Buscando um compromisso do homem com o presente e o futuro do meio ambiente, a educação ambiental surgiu como um método da educação mais orientado para a formação da cidadania voltada ao desenvolvimento sustentável. Para isso, é preciso ir além dos conceitos de sustentabilidade existentes e inspirar ações e gestos que visam repensar as atitudes praticadas, bem como propor novos comportamentos que beneficiem o meio ambiente. Objetivo: Com isso, o objetivo deste trabalho é propor uma mudança na concepção do aproveitamento integral dos alimentos para a saúde e para o meio ambiente. Metodologia: Para isso, foram realizadas palestras e oficina relacionadas à temática “Aproveitamento Integral dos Alimentos”. Após, foi solicitado aos alunos a produção de vídeos mostrando a elaboração de uma receita utilizando partes não consumíveis ou o uso integral dos alimentos. Resultados: Os vídeos elaborados serviram como meio de divulgação de diferentes formas do uso do alimento em sua forma total ou parcial, além de proporcionar a difusão da ciência a partir do reaproveitamento. Conclusão: Assim, foi possível gerar um pensamento crítico nos alunos e mostrar meios de minimizar o desperdício nutricional e o impacto ambiental.
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