Introdução: A matemática é uma disciplina essencial e se torna indispensável no currículo escolar, e assim desenvolve um papel de grande relevância para o alargamento intelectual e acadêmico dos alunos, a matemática básica é a chave para um bom aprendizado nas demais disciplinas das exatas, ademais, a discalculia é um transtorno neurobiológico que afeta a habilidade de uma pessoa em compreender e manipular conceitos matemáticos, como números, cálculos e operações básicas. Tratando-se de um transtorno neurobiológico, a discalculia persistirá ao longo do tempo e não se pode atribuir essa dificuldade na instrução matemática. Objetivos: Este resumo tem por finalidade apresentar o pré-projeto de dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação em Educação-PPGE da Universidade Federal do amazonas-UFAM. O projeto visa caracterizar o perfil de escolares com discalculia no contexto escolar na cidade de Fonte Boa no interior do Amazonas, implicando em uma revisão integrativa sobre a discalculia nas bases de dados scielo e periódicos capes, assim como na investigação com alunos que possuem possíveis problemas de discalculia através da observação in loco, consiste também na verificação do nível de discalculia do alunos do 4º e 5º através de um instrumento em função do sexo, idade e nível socioeconômico. Metodologia: A pesquisa será realizada em duas escolas da rede municipal Francisca Creuza Martins de Paula, localizada no bairro pai Sabá e na escola Valnei Correa, localizada na Rua Barnabé Gomes, ambas na cidade de Fonte Boa, Amazonas, a qual fica situada no Alto Solimões, Amazonas, Brasil. Será realizado com os alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental do turno vespertino, a qual estima-se que será realizado no período de 6 meses. Resultados: Espera-se que a o projeto de pesquisa, que tem por objetivo a caracterização de escolares, possa contribuir para os professores das escolas participantes o conhecimento dessa problemática que implica diretamente na aprendizagem dos alunos. Conclusões: A partir da realização do projeto, estima-se que será evidenciado para os professores de matemática das escolas participantes, essa problemática, onde poderão ter conhecimento sobre esse déficit que os alunos podem possuir.
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