A partir das experiências pessoais como professor de escola pública da Zona Rural no Amazonas, pretendemos, com este artigo, investigar as possibilidades de inserção de tecnologias a um público que carece de recursos tecnológicos devido, principalmente, à localização geográfica. Incorpora-se à esta discussão as Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) que podem ser definidas como um conjunto de ferramentas que envolvem recursos digitais como notebooks, tablets, celulares, mídias, troca e edição de imagens e tudo aquilo que insira o compartilhamento de informações, com o uso ou não da internet (WILEY, 2000, p.3). No mesmo modo, Gebran (2009, p.15) afirma que a tecnologia da informação não depende apenas do aparato tecnológico, mas principalmente da interação e comunicação entre as pessoas, de forma a compartilhar as informações e produzir conhecimento. Desta forma o presente estudo tem como objetivo apresentar uma descrição de um conjunto de práticas no ensino de Ciências com uso de recursos tecnológicos básicos nos anos finais do ensino fundamental. O trabalho pedagógico foi desenvolvido dentro da disciplina de Ciências da Natureza com 25 alunos, de 12 a 16 anos, do 6º e 9º anos do Ensino Fundamental do turno vespertino da Escola Municipal Vereador Sebastião Andrade Machado, situado na Zona Rural do Município de Nhamundá-Am.
Na abordagem teórica, foi perceptível, em falas e questionamentos, o interesse dos estudantes pelos assuntos abordados, principalmente quanto a realização das práticas em aulas posteriores e que para uso dos materiais de laboratório e tecnológicos. De acordo com Nascimento, Silva e Cavalcante (2005, p.8), “relacionar o ensino de Ciências com as novas tecnologias, nada mais é do que fazer com que o aluno compreenda que a presença do conhecimento científico e tecnológico é marcante em nosso cotidiano”. Por isso é necessário que um conjunto de fatores envolvidos na educação e no ensino de ciências acompanhem as evoluções tecnológicas, de modo que o processo formado, entre conhecimento, tecnologia e didática, transforme o aluno e o conhecimento.
Na perspectiva de (SILVA 2016) sabe-se que a experimentação tem a capacidade de despertar o interesse do aluno e é comum ouvir de professores que ela promove o aumento da capacidade de aprendizagem. A organização da sequência metodológica seguiu por algumas etapas como: pesquisa bibliográfica, análise de conteúdo de acordos com a Proposta Pedagógica Curricular (PCP), planejamento das atividades e aplicação das práticas. Esta prática constituiu uma estratégia didática viável que possibilitou diálogos entre o Ensino de Ciências e as TICS.
Nesta pesquisa buscou-se averiguar se o aprendizado do aluno na disciplina de Ciências é aprimorado com o suporte da tecnologia da informação e comunicação. Os resultados apontam que as TICs constituem, sim, um recurso didático que implica melhoria no desenvolvimento dos estudantes. Assim sendo, o uso da informática para explorar cada detalhe das fotomicrografias, ou seja, para realçar as diferenças entre as estruturas orgânicas teciduais que estão presentes nas imagens do televisor digital, reforçam o aprendizado morfológico das estruturas e possibilita a adição de descrições teóricas que fazem ligação com as funções de cada uma.
Comissão Organizadora
SEINPE
Comissão Científica