A reforma curricular do Ensino Médio, implementada em 2022, modifica o currículo dessa etapa, aumenta a carga horária escolar e estabelece a possibilidade de professores com notório saber. A Educação do campo defende um currículo vinculado à vida dos campesinos e “se preocupa com formação educacional dos sujeitos do campo em uma perspectiva emancipatória” (BORGES E OLIVEIRA, 2020, P. 242). Sendo assim, é necessário que o processo de formação continuada ofertado aos professores do campo seja específico à realidade desses sujeitos, precisando, conforme Borges (2020), romper com os paradigmas conservadores das tendências pedagógicas liberais. Assim, considerando que a Secretaria Estadual de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas-SEDUC-AM vem oferecendo formações continuadas aos professores da Educação do Campo, pretende-se responder ao seguinte problema de pesquisa: Quais os pressupostos teóricos da formação continuada oferecida aos professores do campo da Escola Estadual Antônio Ferreira Guedes no âmbito da reforma do Ensino Médio? Objetiva-se compreender os fundamentos da formação continuada oferecida aos professores do campo pela Secretaria de Educação do Amazonas - SEDUC-AM. Para tanto, pretende-se: descrever a formação continuada ofertada aos professores do campo pela SEDUC-AM na escola pesquisada; e analisar a concepção teórica que fundamenta a formação continuada ofertada aos professores campesinos que lecionam no “Novo Ensino Médio” da Escola Estadual Antônio Ferreira Guedes. Esta pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa. O método de investigação selecionado é o estudo de caso, “caracterizado pelo estudo profundo e exaustivo de um ou de poucos objetos, de maneira a permitir o seu conhecimento amplo e detalhado” (GIL, 2008, p.57). O objeto de estudo é a formação continuada ofertada pela SEDUC-AM aos professores do campo da escola Estadual Antônio Ferreira Guedes, localizada na boca do Gurupá, área rural do Careiro da Várzea, em virtude da implementação da reforma do Ensino Médio. As etapas da investigação são: Levantamento bibliográfico e documental; aplicação de entrevista aos docentes da escola; e análise de dados, a partir dos eixos teóricos da pesquisa, buscando construir as considerações sobre o estudo de caso pesquisado. Espera-se, com esse estudo em andamento, compreender a concepção teórica do fenômeno investigado, analisando se a mesma se adequa a Educação do/no campo. Por fim, conclui-se a importância dos pressupostos teóricos da formação contínua de professores campesinos estarem atrelados a concepção da Educação do/no Campo para garantir a emancipação dos sujeitos do campo.
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