LETRAMENTO DIGITAL PARA SURDOS

  • Autor
  • Karen Dominique Rodrigues de Araújo
  • Resumo
  •  O projeto Letramento Digital para Surdos visa promover essas habilidades de letramento para estudantes com surdez em uma escola específica para esse alunado na Rede Pública de Ensino do Estado. Especificamente, esse projeto visa: promover práticas reais e significativas de língua portuguesa por meio de gêneros textuais que circulam em meios escritos e digitais; promover acessibilidade e inclusão digital a estudantes Surdos e investigar se o Letramento Digital é uma estratégia eficaz para o ensino de Língua Portuguesa para Surdos. Desta forma, o projeto se fundamenta a partir dos conhecimentos teóricos e metodológicos da Educação Bilíngue, uma educação pautada no ensino da língua materna como língua de instrução, neste caso, a Língua de Sinais Brasileira (LIBRAS), e no ensino da segunda língua, a Língua Portuguesa. Espera-se que, por meio desse projeto, haja letramento e inclusão digital para estudantes Surdos em sua própria língua; maior fluência na leitura e escrita de Língua Portuguesa; inclusão social e inclusão científica.         

  • Palavras-chave
  • Letramento Digital, Surdos, Língua Portuguesa, Inclusão
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
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  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
  • GT 4 – Salão dos egressos

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