EXPRESSÃO CORPORAL: ESTRATÉGIAS DE SOCIALIZAÇÃO DOS ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Autor
  • Thiago Lopes de Oliveira
  • Resumo
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    A forma como a expressão corporal manifesta-se na sociedade é a forma que o homem adquiriu, ao longo do tempo, para que ele conseguisse expressar suas emoções, principalmente a criança que está em processo de formação em todos os aspectos e faz uso dessa linguagem expressiva para consolidar a sua comunicação com o meio na qual é inserida. No campo atual da educação física, aborda-se o aprimoramento das habilidades; motora, cognitiva, psicomotora e de socialização. A partir do exposto, objetivamos analisar a contribuição da expressão corporal enquanto estratégia de ensino, nas aulas de educação física, para a socialização dos alunos do 2º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Aribaldina de Lima Brito, localizada na cidade de Manaus. De caráter qualitativo, utilizamos a pesquisa-ação como ferramenta de investigação durante todo o processo. Adotou-se para a coleta, o questionário, a entrevista e a ficha de observação. O trabalho foi realizado junto aos dois professores de educação física regentes, para a melhor compreensão das estratégias que os mesmos aplicam nas suas aulas, e para população contou-se com a participação dos 62 alunos regularmente matriculados no 2º ano do ensino fundamental, distribuídos turnos matutino e vespertino. O questionário elaborado com 4 perguntas foi aplicado em sala de aula, sobre a expressão corporal, conteúdos socializantes e estratégias de ensino. E a entrevista, realizada na quadra poliesportiva com respostas abertas, sobre a aplicabilidade da expressão corporal no contexto escolar e métodos utilizados para promover a socialização dos discentes. Por meio da pesquisa-ação os instrumentos, foram interpretados e comparados. Entretanto, através do questionário, concluímos que os docentes careciam de espaços adequados e de recursos para trabalharem alguns conteúdos como: vídeoaulas, musicalidade, tecnologia entre outros, para melhorar a qualidade interativa da turma. Todavia, destaca-se que, os jogos cooperativos, jogos competitivos, brincadeiras populares e danças regionais, ganharam destaque e foram as estratégias mais utilizadas durante as práticas, pois estes eram realizados nos espaços vagos da escola, bem como o pátio, muita das vezes na quadra. Ao final do semestre esses trabalhos sócioeducacionais contribuíram significativamente para o desenvolvimento das habilidades sociais e emocionais dos discentes, apontando um alto grau de coletividade, empatia e amizade entre eles.  Todas as atividades grupais, coletivas, cooperativa tiveram 70 % de êxito durante o seu processo de aplicação pelo docente, dentre elas podemos destacar algumas estratégias utilizadas para facilitar essa interação social, tais como: Jogos cooperativios, montagem de tragetória de vida, troca de conhecimentos, autonomia, capacidade de organização, trabalho em equiepe, entre outros. Portanto, a socialização desenvolve-se constantemente por meio da práxis entre professor, escola e aluno, sem exceção, onde o trabalho pedagógico do docente, quando relacionado à educação física e seus componentes, proporciona um ambiente socializante atrativo, fomentando para o processo de construção do conhecimento, apontando a escola como um dos principais grupos sociais

  • Palavras-chave
  • Educação física, Expressão corporal, Habilidades sociais, Estratégias de ensino.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
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