A pesquisa em andamento de Mestrado aqui apresentada insere-se na Linha de Pesquisa Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. O objetivo do estudo é discutir teoricamente o desenvolvimento da criança na relação literatura infantil e teoria histórico-cultural. Existe um número considerável de pesquisas que investigam essa relação e trazem possibilidades de se pensar a literatura infantil e a teoria histórico-cultural como fonte de desenvolvimento na formação de crianças bem pequenas. O problema que norteia a nossa investigação é: como as pesquisas de produções acadêmicas têm abordado o trabalho com a literatura infantil para bebês 0-3 anos e suas relações a partir da teoria histórico-cultural. As análises dessa produção estão fundamentadas na Teoria Histórico-Cultural no desenvolvimento humano nos estudos de Vigotski (1999, 2014 e 2018) e seus colaboradores. Para alcançar esses objetivos da investigação em andamento está sendo feito uma pesquisa do tipo estado da arte ou estado do conhecimento de caráter bibliográfico. Inicialmente, foram identificadas e estão sendo analisadas 04 teses e 05 dissertações. O texto traz resultados e discussões parciais, no qual foi feito uma pesquisa nas bases de dados da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações.
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