O artigo apresenta uma investigação vinculada à Linha de Pesquisa 1 - Educação, Estado e Sociedade na Amazônia, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A partir da perspectiva do Materialismo Histórico-Dialético, este estudo realiza uma análise bibliográfica e documental e busca responder ao seguinte problema: os Projetos Político-Pedagógicos das Unidades de Internação Masculina do Amazonas são, de fato, documentos norteadores para o processo de cumprimento de medida de meio fechado? Com vistas a responder tal questionamento, o objetivo geral é conhecer as unidades de internação masculina do Amazonas, e os objetivos específicos são: a) verificar como se dá o processo de cumprimento de medida socioeducativa de internação no Amazonas; e, b) analisar os Projeto Político-Pedagógicos (PPPs) das duas unidades de internação masculinas do Amazonas. Assim, o estudo evidencia que diante das especificidades do Amazonas, alguns direitos fundamentais são inviabilizados. Ademais, a análise dos PPPs demonstra que as atividades desenvolvidas pela equipe multidisciplinar não explicitam fidedignamente a prática profissional realizada com os adolescentes durante o processo de cumprimento de medida socioeducativa de internação e, no que tange a atuação dos socioeducadores, nota-se a cultura carcerária enraizada no atendimento socioeducativo.
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