Para exercer a docência o professor necessita ter diversos conhecimentos atrelados à sua formação, dentre esses, está o conhecimento dos conteúdos que compõem o currículo dos cursos de licenciatura dentro das instituições de ensino superior. Esse conhecimento adquirido ao longo da jornada acadêmica se torna fator determinante para o sucesso no exercício da docência. Contudo, consideramos ser inevitável que, tais conhecimento dos conteúdos presente nas disciplinas dos cursos de formação docente, como o da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral (CDI), no curso de licenciatura em matemática, são de grande valia no desenvolvimento da intelectualidade do acadêmico, na formação deste docente e, como consequência, o amadurecimento matemático do futuro professor. Nesse contexto, o presente estudo tem por objetivo analisar as dificuldades, limitações e contribuições da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral, na formação professores de matemática e na atuação docente na Escola Normal Superior (ENS/UEA), no Instituto de Ciências Exatas (ICE/UFAM) e no Instituto Federal do Amazonas (IFAM – Campus Centro) no Município de Manaus-Am no período de 2021 à 2023. Logo, com o intuito de buscar respostas para os objetivos propostos nesse estudo, a pesquisa seguirá um percurso metodológico de natureza qualitativa na perspectiva de Creswell (2016) e para a construção e levantamento dos dados, realizaremos pesquisa bibliográfica (revisão sistemática da literatura nas Bases de dados Eric, Sage Journals, Wiley Online Library e Springer Link, de artigos publicados nos últimos 10 anos sobre o tema. BOTELHO; CUNHA; MACEDO, 2011), pesquisa documental (analise de planilhas de notas e Projeto Pedagógico de Curso (PPC) do curso de licenciatura em matemática das Instituições escolhidas), entrevistas e questionário misto com perguntas abertas e fechadas aos sujeitos (MARCONI; LAKATOS, 2003), que serão acadêmicos que estão cursando e/ou cursaram a disciplina de CDI, assim como também docentes que ministram e/ou ministraram essa disciplina na ENS/UEA, ICE/UFAM e no IFAM – (Campus Centro), na cidade de Manaus-Am, no período de 2021 à 2023. E por fim, para analisar os dados construídos nesse estudo, utilizaremos a análise de conteúdo na perspectiva de Bardin (2011). Sobre os resultados parciais, a literatura cientifica especializada aborda que as algumas das causas do insucesso na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral, no ensino superior, podem estar relacionadas com as deficiências em conteúdo da matemática elementar proveniente dos níveis de ensino anteriores à universidade (CURY, 2009; LIMA et al., 2014); dificuldades que envolvem a natureza epistemológica dos acadêmicos (REZENDE, 2003), a metodologia de ensino adotada pelo professor ministrante dos conteúdos em sala de aula (RAFAEL; ESCHER, 2015; PAGANI; ALLEVATO, 2014), dentre outros. Portanto, consideramos ser importante desenvolver esse estudo, na busca de propostas e/ou solução que possam contribuir na amenização das dificuldades de compreensão e limitações que os acadêmicos e professores enfrentam na disciplina CDI, nos cursos de licenciatura em matemática nas instituições elegidas nesse estudo, além de perceber as contribuições e possibilidades que essa disciplina oferece na formação e atuação de professores de matemática nas Instituições de Ensino Superior (IES) na cidade de Manaus, Amazonas.
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