Caracterização dos Níveis de Coordenação Motora de Adolescentes em Vulnerabilidade Social

  • Autor
  • Julye Dulta de Souza Torres
  • Co-autores
  • Cleverton José Farias de Souza , LÚCIO FERNANDES FERREIRA
  • Resumo
  •  

    O desenvolvimento motor é um processo contínuo e multifatorial, correlacionado à idade, mas não dependente dela. É resultante da interação entre exigências da tarefa motora, a biologia do indivíduo e as condições ofertadas pelo ambiente. Entretanto diversos fatores podem colocar em risco a sequência do desenvolvimento, como riscos biológicos, baixa condição socioeconômica e a situação de vulnerabilidade social. Essa situação tem a ver com a situação socioeconômica e relacional de parte da população, que dispõe de poucos recursos para lidar com questões, como: renda, moradia, trabalho e educação. Trata-se de um estudo de caracterização com abordagem quantitativa na coleta de dados. Envolverá uma instituição educacional de apoio à adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Nosso objetivo será caracterizar o nível de coordenação motora de adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Participarão 30 adolescentes, entre 12 e 14 anos de idade, oriundas de uma instituição educacional, selecionadas intencionalmente. A coordenação motora será medida por meio do teste KTK, que é constituído de quatro tarefas: (1) trave de equilíbrio, (2) saltos monopedais, (3) saltos laterais, e (4) transferência sobre plataformas. A análise descritiva será realizada com base em frequências absoluta e relativa de casos, com valores de média e desvio padrão como medidas de tendência central ou mediana e intervalos interquartis, valores máximos e mínimos. Os resultados esperados desta pesquisa é conhecer o quanto a vulnerabilidade social inteferfe na coordenação motora de adolescentes, tais dados serão coletados e analisados. Ao finalizar o trabalho, concluiremos o quanto a coordenação motora é afetada pela vulnerabilidade social.

     

  • Palavras-chave
  • Educação Inclusiva, Desenvolvimento Motor, Risco Social, Direitos Humanos, Amazônia
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
Voltar Download
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
  • GT 4 – Salão dos egressos

Comissão Organizadora

SEINPE

Comissão Científica