PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO DESENVOLVIMENTO DA COORDENAÇÃO (TDC) OU COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM (DA)

  • Autor
  • CAMILA DA SILVA MENDES
  • Co-autores
  • SARAH ELLEN MATIAS DE AGUIAR
  • Resumo
  • O programa de desenvolvimento motor para crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação (TDC) ou com dificuldades de aprendizagem (DA), é destinado para alunos e alunas atípicas e típicas, com atividades no meio aquático, buscando não somente a inclusão, mas o desenvolvimento de habilidades motoras básicas de manipulação, locomoção e estabilidade. O objetivo do programa é oferecer atividades baseadas na abordagem desenvolvimentista que ajudem na funcionalidade das crianças nas Atividades da Vida Escolar (AVE) e Atividades da Vida Diária (AVD). O programa acontece duas vezes por semana, durante 50 minutos com: parte inicial - roda de conversa em que é falado quais e como serão as atividades do dia; parte principal: desenvolvimento das atividades explorando exercícios de uma das classes de habilidades (manipulação, locomoção e estabilidade); parte final - roda de conversa em que se comenta como foi a atividade e em seguida o abraço final com as crianças e pais/responsáveis. As aulas são planejadas a cada 2 semanas, com processos de ensino/aprendizagem considerando e compreendendo as necessidades e peculiaridades de cada criança.

    Os resultados parciais mostram que as crianças melhoram sua funcionalidade nas AVD e AVE, conforme depoimento dos pais/responsáveis e de uma gestora de um CMEI parceiro do programa. Esperamos que as atividades oferecidas para as crianças continuem ajudando-as a conquistar mais autonomia nas suas atividades.

     

     

  • Palavras-chave
  • crianças típicas e atípicas, desenvolvimento motor, manipulação, locomoção, estabilidade.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
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