IDADES MOTORA E CRONOLÓGICA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA: UM ESTUDO DE CARACTERIZAÇÃO E DE ASSOCIAÇÃO

  • Autor
  • Letícia Souza de Oliveira
  • Co-autores
  • Luciana Nascimento Carvalho
  • Resumo
  • O desenvolvimento das habilidades motoras ocorre em etapas e seguindo uma sequência cronológica, o que é possível observar desde os primeiros anos de vida. Por meio de comparativos no padrão do desenvolvimento motor é possível percebemos quando há déficits motores. Crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam habilidades motoras reduzidas, seja devido a hipotonia, seja pela falta de coordenação, ou devido a outras alterações no funcionamento neurológico. Esse estudo é do tipo de caracterização e de associação com abordagem quantitativa na coleta de dados. Nosso objetivo será conhecer a idade motora de crianças com TEA e verificar se há associação entre as idades cronológica e motora. Participarão 15 crianças, de ambos os sexos, entre 06 e 14 anos de idade, regularmente matriculados em uma instituição pública de ensino da cidade de Manaus, Amazonas. Para medir o desempenho motor utilizaremos a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM). A análise será descritiva com base nos valores de média ou mediana como medidas de tendência central; desvio padrão e variância e/ou amplitude aparada como medidas de dispersão; e frequências absoluta e relativa de casos. A classificação do desempenho motor será feita com base no cálculo do quociente motor geral (QMG). Para verificar a correlação entre a variável Idade Cronológica e Idade Motora Geral utilizaremos o Teste de Correlação de Pearson ou o Teste de Correlação de Spearman, com nível de significância ajustado para p?0,05.

     

     

  • Palavras-chave
  • Educação Inclusiva; Transtorno Desenvolvimental; Saúde da Criança; Avaliação Motora.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
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