CARACTERIZAÇÃO DO PADRÃO DE PREENSÃO NA TAREFA DE ESCREVER À MÃO DE ESCOLARES DO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS

  • Autor
  • Luciana Nascimento Carvalho
  • Co-autores
  • Letícia Souza de Oliveira
  • Resumo
  • O presente estudo objetivou conhecer os padrões de preensão na tarefa de escrever à mão de escolares dos anos iniciais do ensino fundamental. Participaram 150 crianças, com idades entre 6 e 10 anos, sendo 75 meninas. As informações foram coletadas por meio da Matriz de Padrões de Preensão e Imagens. A tarefa consistiu na escrita da frase: "minha escola é bonita". Os padrões de preensão na tarefa de escrita foram nomeados e apresentados por meios de frequência absoluta e relativa de ocorrência. Os resultados mostraram predominância do padrão de preensão denominado Preensão Trípode Dinâmica (52%), seguido pelo padrão de Trípode Lateral (34%). Concluímos que o curso desenvolvimental do padrão de preensão na escrita à mão segue seu curso normal, com a prevalência de padrões relativos ao estágio maduro. Informações sobre os tipos de preensão para escrita manual em crianças são relevantes para entender o desenvolvimento motor infantil, auxiliar na educação e alfabetização, monitorar o progresso das habilidades motoras finas e orientar para a implementação de intervenções terapêuticas adequadas.

  • Palavras-chave
  • Desenvolvimento Motor, Padrão Motor, Desempenho Escolar, Educação Inclusiva.
  • Modalidade
  • Pôster
  • Área Temática
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
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