EDUCAÇÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE JUTAÍ/AM NO CONTEXTO DA PANDEMIA: breve análise do projeto aula em casa

  • Autor
  • Maria Terezinha Neves
  • Co-autores
  • Joana D’Arc Oris da Silva , Luiz Fernando Correia de Almeida , Fabiane Maia Garcia
  • Resumo
  •  

    Introdução: A Covid-19 causou enormes prejuízos em todos os segmentos da sociedade, seja no campo econômico, social, cultural, educacional e outros. Neste caso, no campo educacional impôs no primeiro semestre a suspensão do calendário escolar do ano de 2020, posterior a esse período surgem os desafios em dar continuidade nas atividades escolares. Estes efeitos da pandemia perpassaram em todos os níveis da educação, desde a Educação Básica ao Ensino Superior, em algum grau, as modalidades de educação à distância podem ter tido uma eficiência e eficácia maior, considerando toda metodologia na concepção de curso desta modalidade. Diante do ocorrido, o Estado através das pastas da educação, publicam normativas que tentam dar vasão as demandas da educação em decorrência do distanciamento e isolamento social. Nesse sentido o objetivo deste trabalho é relatar o projeto “aula em casa” implementado no município de Jutaí/AM, destacando a expectativa e realidades deste para o contexto local. Metodologia: esse trabalho decorre parcialmente da pesquisa dos autores, tendo como característica qualitativa onde se busca evidenciar os desdobramentos do projeto “Aula em casa”. Desenvolvimento: No decorrer de 2020, a SEDUC/AM lança alguns programas e ações para garantir o andamento do calendário escolar e das atividades de ensino em todo o estado do Amazonas. Os programas e as ações visavam não só dar continuidade nas atividades escolares de forma remota ou EaD, mas acompanhar e assegurar o retorno gradual às aulas de forma segura no futuro – como ocorreu a partir do segundo semestre de 2020. Portanto, os programas e as ações propostas pela SEDUC/AM seguirão normativas oriundas do Ministério da Educação e da SEDUC/AM. O projeto “Aula em Casa” foi uma novidade executada pela SEDUC/AM para atender todos os seus alunos da rede de ensino estadual, como também, a rede municipal a qual fez parceria. Este projeto é uma ação desenvolvida pelo Centro de Mídia de Educação do Amazonas (CEMEAM), a qual é coordenada pela SEDUC/AM. Devido ao agravamento da pandemia da Covid-19, era preciso pensar numa alternativa que pudesse de alguma forma continuar as atividades escolares tanto na capital quantos nos interiores do Estado. Considerações finais: Por fim, parte do sistema de ensino estadual, instalado no município de Jutaí/AM, possui necessidade de ser repensada e reconstruída, pois a realidade e o contexto local divergem de tantos outros do Estado do Amazonas. O modelo de ensino e as práticas pedagógicas devem ser pensados considerando a realidade que se insere, as limitações ocasionadas pela geografia, as particularidades que envolvem alunos, professores e comunidade escolar. Propondo modelos e práticas pedagógicas dentro de suas condições locais. Para assim, viabilizar um processo de ensino e aprendizagem de qualidade, promovendo a universalização da escolarização e o enfrentamento da desigualdade escolar.

    Palavras-chave: Educação a distância; Pandemia; Tecnologias para educação; Amazonas;

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  • Educação a distância; Pandemia; Tecnologias para educação; Amazonas;
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