O PRÉ-MODERNISMO COMO EXPRESSÃO ARTÍSTICA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS COM A REALIDADE SOCIAL

  • Autor
  • Náthaly Palomany Santana da Silva
  • Co-autores
  • Idelvani da Conceição Bezerra Thiago , Maria Nilvane Fernandes
  • Resumo
  •  

    O artigo pretende analisar os posicionamentos em relação à crítica social das escolas pré-modernistas que antecederam a Semana de Arte Moderna de 1922. Através de uma pesquisa bibliográfica, expusemos reflexões acerca dos sentidos atribuídos aos movimentos literários Realismo, Naturalismo, Impressionismo, Parnasianismo e Simbolismo em relação aos posicionamentos que assumiram frente as lutas de classes. Concluímos que as disputas ideológicas do Estado contribuíram para que ora houvesse manifestações artísticas de caráter mais progressista e ora de caráter mais conservador, advogando contra o racionalismo, as metanarrativas e o real, ou seja, em favor de um irracionalismo pós-moderno essas tendências trouxeram consigo características específicas, com justificativa de uma suposta renovação da arte tradicional, até então, existente.

     

  • Palavras-chave
  • Arte, Manifestação Social, Luta de classes
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
Voltar Download
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
  • GT 2 – Educação, Interculturalidade e Desenvolvimento Humano na Amazônia
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
  • GT 4 – Salão dos egressos

Comissão Organizadora

SEINPE

Comissão Científica