Atividade Física e o transtorno da ansiedade generalizada em acadêmicos de educação física da UFAM: Fatores associados e possíveis consequências

  • Autor
  • Maria José Faianca dos Santos
  • Resumo
  • O presente estudo tem como objetivo avaliar se a prática regular de atividade física tem efeitos positivos na saúde mental dos estudantes do curso de graduação em Educação Física da FEFF/UFAM. Será realizado um estudo de associação com interferência, utilizando abordagem quantitativa, com a participação de 60 alunos, igualmente distribuídos entre homens e mulheres, com idades entre 18 e 32 anos da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Serão utilizados dois instrumentos para coleta de dados: o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ) e o Questionário de Transtorno de Ansiedade - 7 (GAD-7 na versão em português). As variáveis de estudo serão o nível de atividade física dos participantes e a presença de sintomas de ansiedade. Esperamos obter como possíveis resultados efeitos positivos, pois a prática regular de atividade física tem sido relacionada ao combate ao transtorno de ansiedade de diversas formas, como a redução dos sintomas de ansiedade, melhoria do humor, aumento da autoconfiança e melhoria do sono. É importante destacar que os efeitos podem variar de pessoa para pessoa. Com base nos resultados obtidos, poderemos concluir se a prática regular de atividade física é benéfica no tratamento do transtorno de ansiedade.

  • Palavras-chave
  • Atividade Física, Educação Inclusiva, Transtorno de ansiedade, Educação Física, Saúde Mental.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
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