A MONITORIA COMO ESPAÇO DE FORMAÇÃO DE PEDAGOGOS

  • Autor
  • Maria Nilvane Fernandes
  • Co-autores
  • Rosiane da Silva Barbosa , Dinaira Rabelo do Nascimento , Daniel Jardim Barros
  • Resumo
  • O referido artigo possui como objetivo expõe como a atividade de monitoria contribui para o processo de formação de pedagogos e está intrinsecamente vinculada às atividades desenvolvidas no Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão sobre Políticas Educação, Violências e Instituições (GEPPEvi). O texto apresenta uma metodologia descritiva e utiliza como metodologia do processo realizado. A análise evidencia que esse é um importante espaço de formação para os pedagogos, mas que seria importante que houvesse abertura para que a monitoria fosse também realizada no âmbito da gestão em espaços como grupos de pesquisa, coordenação pedagógica e na realização de atividades que estão inerentes à função desse profissional, para além do espaço da sala de aula. O artigo conclui que durante a experiência da monitoria os discentes aprendem várias atividades que contribuem para a inserção dos estudantes em outros espaços de formação, inclusive em grupos de pesquisa.

  • Palavras-chave
  • Programa de Monitoria. Formação de Pedagogos. Grupo de Pesquisa.
  • Modalidade
  • Comunicação oral
  • Área Temática
  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
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  • GT 1 – Educação, Estado e Sociedade na Amazônia
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  • GT 3 – Educação Inclusiva, Educação Especial e Direitos Humanos na Amazônia
  • GT 4 – Salão dos egressos

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